Os Novos Desafios 
da Publicidade Interactiva

O tradicional banner será substituído por páginas em pop-up e mini lojas oferecendo entretenimento. A publicidade nos motores de busca será estendida a diferentes plataformas, que não web, os tradicionais interstitials darão lugar aos intermercials, em tudo semelhantes aos blocos publicitários de TV, que serão inseridos entre páginas web.


  

Por: Joaquim Hortinha in Jornal de Negócios
2001-04-05


O tradicional banner será substituído por páginas em pop-up e mini lojas oferecendo entretenimento. A publicidade nos motores de busca será estendida a diferentes plataformas, que não web, os tradicionais interstitials darão lugar aos intermercials, em tudo semelhantes aos blocos publicitários de TV, que serão inseridos entre páginas web.

A publicidade na Internet, representa actualmente cerca de 1 a 2% do total do mercado publicitário, que é ainda dominado pela TV, imprensa, rádio e outdoors. Apesar disso o mercado publicitário na Internet não pode ser ignorado e nos próximos anos terá certamente um crescimento explosivo. A publicidade na Internet vai tornar-se multi-rede e interactiva, à medida que começam a estar disponíveis novos dispositivos terminais e de novas tecnologias de acesso. Segundo a Ovum ( www.ovum.com ), em 2005 a Internet terá uma fatia de 10% dos investimentos publicitários nos Estados Unidos e entre 5% e 7% noutros países desenvolvidos, sendo o valor total de 83 biliões de US$.

O que é e que inovações nos trás a publicidade interactiva?
Publicidade interactiva pode ser definida como qualquer tipo de anúncio que permite ao utilizador dar uma resposta directa e exercer controlo sobre o conteúdo. Nesta situação estão incluídas quase todas as formas de publicidade online, em que um simples click fornece a informação desejada ou conduz o utilizador a determinado website.

A Banda Larga será certamente um dos principais catalisadores da publicidade interactiva, possibilitando campanhas mais criativas e de maior valor. A única desvantagem está nos custos de produção destas campanhas, no entanto, facilmente compensada face às inúmeras vantagens que vão desde uma melhor segmentação das audiências, até formas sofisticadas de medir o retorno do investimento. A convergência de voz e dados, e de PC, TV e dispositivos móveis, conduzirá igualmente à convergência da publicidade na Internet. Os anunciantes poderão produzir campanhas one-to-one, que vão de encontro ao seu mercado alvo, de acordo com o local onde estão, as suas necessidades no momento e o dispositivo que estão a utilizar. Apesar da complexidade técnica, será certamente uma alternativa a ter em conta em relação à publicidade tradicional. Em particular, a publicidade móvel será certamente um mercado de elevado potencial, permitindo taxas de sucesso na entrega duas ou três vezes superiores às da Web. O patrocínio de produtos e serviços, acompanhado de descontos e promoções, irá potencializar o mercado. Novos anúncios surgirão baseados em voz, texto, gráficos e música, sendo entregues num amplo conjunto de dispositivos móveis, como são os telemóveis, os PDAs e os PC portáteis. A utilização de critérios de geosegmentação será um trunfo poderoso. Vejamos um exemplo. Suponha que decorre num restaurante de primeira categoria de Albufeira um festival de marisco, você está num raio de acção de 50Km e tem no seu histórico de transacções financeiras, alguns pagamentos nesse restaurante. Para a aplicação de CRM do restaurante você é cliente habitual e como se encontra na zona irá receber uma mensagem publicitária que poderá até conter um cupão electrónico de desconto na refeição, bem como um link para o site do referido restaurante, a partir do qual pode igualmente efectuar a reserva, bem como pré-seleccionar a ementa desejada.

O que vai mudar no actual modelo de publicidade na Internet? 
A interactividade irá acrescentar novas funcionalidades, permitindo ultrapassar o estigma da brochura online e incentivando as pessoas a utilizar a publicidade - comprando, jogando e utilizando suportes de media para obter mais informação antes de tomarem a sua decisão de compra. Assim o banner tradicional dará lugar a páginas em pop-up e mini lojas oferecendo entretenimento. A publicidade nos motores de busca será estendida a diferentes plataformas, que não web, e os tradicionais interstitials darão lugar aos intermercials, em tudo semelhantes aos blocos comerciais de TV, que serão inseridos entre páginas web. Os patrocínios passarão a ser interactivos e a permitir um contacto mais estreito com marcas e produtos, através de jogos, simulações interactivas e teste dos mesmos. Finalmente, a actual publicidade por e-mail, no meio do texto das Newsletters, dará lugar ao e-mail interactivo que entregará ao utilizador vídeos, audio e entretenimento, com forte incentivo para estes passarem aos seus amigos, num aprofundamento do actual marketing viral. Com estas novas funcionalidades, os actuais modelos de pricing baseados no CPM (Custo por Mil Impressões) e no CPC (Custo por Click) darão lugar a novos, baseados na quantificação do valor das campanhas para o anunciante, os quais exigirão avançadas tecnologias de tracking.

Que riscos estão associados? 
Cuidado com os exageros. Ao utilizador deve ser dada a possibilidade de controlar o número, o tipo e a duração dos anúncios recebidos, ou seja, tudo isto deverá ser em opt-in. Assim, é conveniente ter em atenção alguns dos seguintes conselhos: - Apelide os seus anúncios de serviços patrocinados e não de publicidade, através da inserção de descontos e promoções. Estes devem ser tailor made, de modo a ir de encontro à percepção de valor do cliente. - Limite o número de anúncios por sessão, actualize-os com frequência e assegure-se que não vão interromper o que o cliente está a fazer ou seja bloquear o objectivo de navegação deste. - Os anúncios devem ser devidamente segmentados e relevantes para os utilizadores. - Utilize as inúmeras funcionalidades disponíveis e responda de imediato aos inputs dos clientes.

 

GLOSSÁRIO

CPC (Custo por Click) - O anunciante paga de acordo com o número de clicks sobre o seu banner.

CPM (Custo por Mil Impressões) - É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner seja visualizado 1000 vezes.

CRM (Customer Relationship Management) - Comunicação única e individualizada com o seu cliente a partir da gestão de base de dados. Criação de acções de marketing coordenadas e personalizadas que evitando conflitos, proporcionam sinergias com o cliente em todos os pontos de contacto entre este e a empresa.

Intermercial - clip de vídeo ou audio, semelhante a um spot publicitário de TV, que é inserido entre páginas web. Uma versão de Banda Larga do Intersticial.

Intersticial - página completa de publicidade inserida entre duas páginas web.

Mini loja - um banner que se transforma num site comercial. Fazendo um click no banner surge uma lista limitada de produtos, que o utilizador pode comprar de imediato, em vez de ter de entrar pelo website.

PDA (Personal Digital Assistant) - Equipamento electrónico portátil que funciona como Organizer e em alguns casos permite acesso telefónico móvel.

Pop-up - Um dos tipos de publicidade online, baseado na abertura de uma janela no écran.


Resumo Curricular do Autor


Joaquim Hortinha, Setembro de 2000

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST (Instituto Superior Técnico), MBA pelo ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa) e Mestre em Ciências Empresariais pelo ISCTE. Actualmente é Professor do ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão), onde assegura a docência da disciplina de e-Marketing nos Cursos de Pós-Graduação de Marketing Management e e-Business. Colabora ainda na disciplina de Marketing de Serviços do Mestrado em Ciências Empresariais do ISCTE. Leccionou no MBA de Marketing do CEDEPE no Recife-Brasil e exerceu ainda actividades de docente e consultor/formador no ISCTE, IPAM (Instituto Português de Administração de Marketing), Universidade Lusófona, Fundetec, Grupo Egor, INETI (Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial), Instituto de Merchandising e Editora McGraw-Hill.

Subdirector de Negócios Internet da ONI Telecom, detendo a responsabilidade pelo Marketing e Vendas. Foi anteriormente Marketing Manager do portal Sapo e Director Adjunto de Marketing da TV Cabo Portugal. No seu percurso profissional são ainda de referir a Schneider Electric Portugal, como Marketing Manager e Key Account e a Brisa-AutoEstradas de Portugal, como Coordenador de Projectos. É autor do livro E-Marketing - Um Guia para a Nova Economia, lançado em 29 de Janeiro de 2001, co-autor do livro Marketing Internacional, considerado como livro do ano de 1998 pela revista Executive Digest e autor de diversos artigos de opinião nas áreas de gestão e marketing, publicados quer em jornais e revistas de carácter científico, quer de informação geral. Actualmente tem uma coluna mensal sobre Marketing no Jornal de Negócios, no Suplemento de Negócios & Estratégia. Tem como principais hobbies a Investigação Cientifica e o Golfe.

 

Contacto:
Joaquim Hortinha 
webmaster@e-marketinglab.com

 


[ << Regressar à Página Inicial ]